Endocrinologista x nutrólogo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Endocrinologia e Metabologia é a especialidade que trata desordens hormonais e do metabolismo (como a obesidade e alterações do colesterol, por exemplo). O nosso tecido gorduroso é um órgão endócrino, visto que produz inúmeros hormônios. A metabologia é a outra área do endocrinologista que consiste no estudo do metabolismo humano, das transformações energéticas, tendo em vista a alimentação como fonte de energia.

A Nutrologia é uma especialidade relativamente nova. Em vários países não existe o médico nutrólogo, como nos EUA e Europa, sendo uma área de subespecialização de endocrinologistas, gastroenterologistas, geriatras, etc. Em alguns países, como na França, os Endocrinologistas recebem treinamento de Endocrinologia, Metabolismo e Nutrição durante a residência – Diplôme d’Etudes Spécialisées (D.E.S) d’Endocrinologie-Métabolisme-NutritionNo Brasil, muitos endocrinologistas cursam o curso acadêmico em nutrologia para aprofundar seus conhecimentos, como o oferecido pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

A Nutrologia trata do estudo dos benefícios e malefícios de ingestão de nutrientes. Doenças gastro-intestinais como refluxo, doença celíaca, intolerância à lactose são algumas das doenças que o nutrólogo atua. No ambiente hospitalar, eles atuam também no cuidado de pacientes em uso de nutrição enteral ou parenteral, entre outros. Além disso, em semelhança aos endocrinologistas, também tratam pacientes com obesidade.

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) |

http://www.sfendocrino.org/categorie/10

 

Dr. Luiz Viola

Participe! Deixe um comentário.

Assine nossa newsletter

Se cadastre e receba conteúdos relevantes por email.