Muitas pessoas, por motivos de saúde, procuram tratamento nutricional para perda de peso rápido. Em certos casos, isso é importante, como em um diabetes recém-diagnosticado ou no preparo para alguma cirurgia, em que tenha sido indicado uma perda de peso prévia.
As DIETAS DE MUITO BAIXAS CALORIAS (conhecidas como VLCD) “com 400 a 800 kcal por dia, produzem perda de peso maior em curto prazo, em comparação às dietas de baixas calorias, mas em longo prazo, no período de um ano, a perda de peso é similar. Estas devem ser feitas apenas em ambiente médico adequado e sob rígida supervisão” (ABESO, 2016).
Estas dietas só podem ser prescritas por médicos especialistas, como endocrinologistas, porque necessitam de acompanhamento médico durante o processo.
Normalmente, elas consistem em substitutos de refeição. Elas funcionam estimulando o processo de cetose do corpo, em que o organismo utiliza a energia que vem dos nossos estoques de gordura. Elas são compostas por fases: a etapa ativa (em que acontece a perda de 80% do peso desejado), a de adaptação e a de manutenção.
Para saber se essa dieta se enquadra para você, converse com seu médico endocrinologista.
Dr. Luiz Fellipe Viola (Endocrinologista e Metabologista)
Especialista em Obesidade pela World Obesity Federation (Reino Unido).