A obesidade: o que é

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso proveniente do acúmulo de gordura corporal. É fundamental esclarecer que se trata de uma doença crônica. E que ela sozinha, por sua vez, pode causar inúmeros outros males — de problemas cardiovasculares a diabetes, — , os quais os cientistas chamam de comorbidades. Essas complicações surgem por uma série de motivos. Entre eles, porque a gordura corporal excessiva provoca um estado inflamatório constante em todo o organismo.

Mas fique claro: ninguém tem obesidade por falta de força de vontade, muito menos por falha de caráter. Ela surge por uma série de fatores. O ambiente moderno é um deles, com a explosão do estresse, a diminuição nos níveis de atividade física e o aumento de ingestão calórica. Do uso de certos medicamentos ao fato de a mãe ter ganhado muito peso durante a gestação passando por distúrbios do sono, vários aspectos contam bastante para o ponteiro da balança subir. Por isso, também, o tratamento é sempre complexo e costuma envolver especialistas de diversas áreas.

Existem ainda mecanismos conhecidos por neuroendócrinos, como a produção de hormônios relacionados ao apetite e à saciedade. Sem contar uma série de genes que têm sua parcela de responsabilidade— tanto que nem todos acumulam gordura de igual maneira consumindo a mesmíssima dieta com muitas calorias.

 

Fonte: Site da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica).

Dr. Luiz Viola

Participe! Deixe um comentário.

Assine nossa newsletter

Se cadastre e receba conteúdos relevantes por email.